Protege Medicina do Trabalho
RDC 216 - Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
O setor alimentício foi um um dos poucos a não apresentar quedas muito bruscas nos percentuais de venda, em tempos de crise financeira no país. Talvez por isso, diariamente, surjam novos restaurantes e empreendimentos desse tipo. Para esses novos empreendedores, a RDC 216 é uma obrigatoriedade.
Se você ainda tem dúvidas sobre a implantação desse modelo em seu negócio, reunimos algumas dicas para que você consiga se adequar às principais determinações.
O que é a RDC 216?
Em 2004, a ANVISA decidiu pela criação de um regulamento específico, que norteasse as práticas de higiene necessárias aos estabelecimentos que vendem alimentos para o consumo.
São regras para “manipulação, preparo, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos” prontos para consumo. A RDC 216 tem como objetivo principal a implantação das boas práticas de higiene nesses estabelecimentos.
Boas práticas que pautam desde a seleção de matéria-prima de qualidade e boa procedência até a água que será utilizada para assepsia ou uso direto no preparo dos alimentos. Tudo isso passando pelas condições técnicas do local de preparo e distribuição.
Como implantar a RDC 216 em seu restaurante?
O principal é conhecer bem cada uma das exigências contidas neste regulamento. Você não precisa ser, necessariamente, quem vai implantar o regulamento em seu negócio. Mas, quanto melhor for seu conhecimento sobre as exigências, mais fácil será a adequação.
A RDC 216 determina a criação personalizada de um manual de boas práticas para cada restaurante, por exemplo. O importante é que todos os procedimentos realizados no estabelecimento sejam detalhadamente descritos no manual.
Ter um manual com todas as instruções de como devem ser feitos os preparativos de cada alimento não é apenas uma obrigatoriedade. É uma ajuda e facilidade para o empreendedor, no momento de contratar novos colaboradores ou reforçar o treinamento dos atuais.
Entre as exigências das boas práticas da RDC 216 constam:
Condições ideais de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
Normas para abastecimento de água;
Manejo de resíduos;
Condições dos manipuladores dos alimentos;
Matérias-primas, ingredientes e embalagens;
Preparação do alimento;
Armazenamento e transporte do alimento preparado;
Exposição ao consumo do alimento preparado.
A importância de estar em dia com a RDC 216
Você já se preocupa em fazer seu negócio crescer e conquistar novos clientes. Estando em dia com as normas da ANVISA, você evita preocupações extras como multas ou sanções.
Garantir a segurança dos colaboradores e clientes do seu restaurante, além de melhorar a qualidade dos seus produtos, é o motivo mais importante para se estar em dia com essa norma.
A Protege criou um checklist para te ajudar a se adequar às normas da ANVISA. Clique aqui embaixo para ter acesso a ele e tirar suas dúvidas de vez sobre o assunto!