Buscar

DDS - Diálogo Diário de Segurança

Não há nenhuma NR tornando obrigatória a prática do DDS nas empresas. Mas, se gera bons resultados e contribui para a redução de acidentes no ambiente de trabalho, por que não trazer essa prática para o nosso cotidiano? Aliás, você sabe o que é DDS?


Neste artigo, você vai compreender o DDS e sua importância. E ainda verá dicas para implantá-lo em sua organização. Acompanhe até o final:


O que é DDS?


O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma das formas de conscientizar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes, o surgimento de doenças ocupacionais e o cuidado com o meio ambiente.


O Diálogo Diário de Segurança dura, no máximo, 15 minutos, mas tem um efeito surpreendente no dia a dia dos trabalhadores e na redução de relatos de acidentes. O DDS deve ser feito no início do dia, antes dos colaboradores seguirem para a prática das suas atividades.


Como dissemos, você não encontrará a sigla DDS em nenhuma NR ou Lei Trabalhista. Contudo, ela substitui, ou melhor, pode ser usada no cumprimento obrigatório de outras ordenanças das normas trabalhistas. Por exemplo:


  • A NR 1, em seu tópico 1.7, determina que os trabalhadores devam ser informados sobre os riscos profissionais que podem se originar no local de trabalho e quais são os meios para preveni-los.

  • A NR 9 também tem determinações específicas sobre a educação dos trabalhadores a respeito dos riscos à saúde e ao meio ambiente no local de trabalho.


Veja, na íntegra:


“9.5 Da informação

9.5.1 Os trabalhadores interessados terão o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA.”


“9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.”


Assim como ocorre com a NR 1, a prática correta do DDS também abriga a obrigatoriedade de cumprimento da NR 9.


Um case que mostra a importância do DDS


Agora que você já sabe o que é DDS, deve saber que o Diálogo Diário de Segurança já teve sua eficácia comprovada há bastante tempo. A prova disso é que sua aplicação na Bax­ter Hospitalar, de São Paulo, em 2010, rendeu o prêmio de Melhor Case em Ações Preventivas em SST.


"Começamos o pro­cesso com as lideranças da empresa, des­tacando suas responsabilidades em re­lação à saúde e segurança dos trabalhado­res, e depois trabalhamos com o pessoal da produção". Conta Ildimar Rocha, técnico em Segurança do Trabalho da Baxter Hospitalar.


A cultura de prevenção e conscientização dos riscos à saúde dos funcionários foi aos poucos implantada dentro da empresa. Dessa forma, Ildimar pôde perceber que o problema não tinha relação direta com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas com os vícios de comportamento dos colaboradores no momento de utilizar os dispositivos de segurança da empresa.


O resultado do programa foi melhor do que o previsto: em 2010, os números de acidentes caíram em 69% e mais de 1,2 mil colaboradores passaram a fazer parte de uma SIPAT juntamente com seus familiares.


O programa também contribui para a economia da empresa. O DDS, naturalmente, resulta na redução de custos com assistência médica, acidentes de trabalho e melhoria na produtividade dos trabalhadores.


Dicas de DDS na empresa


O Diálogo Diário deve ser visto como algo satisfatório sempre. Não permita que se torne uma obrigação monótona e sem sentido real para os participantes. Tenha em mente que o DDS deve ser o mais descontraído possível e que deve durar, em média, 10 minutos.


Por mais que o DDS contenha a palavra “diário” em sua sigla, as reuniões não precisam, necessariamente, acontecer todos os dias. Deixe à vista dos funcionários o calendário com as datas dos encontros, para que eles não se sintam despreparados.


Lembre-se de deixar os colaboradores à vontade para fazer perguntas, e sempre abra espaço para que eles falem, mesmo que nenhum deles tenha se manifestado.


Um dica importantíssima, para que você perceba resultados, é anotar tudo o que for discutido nesses diálogos. Dessa forma, ao final da reunião, você terá em mãos todas as ações que precisam ser tomadas para que a prevenção de acidentes e desastres ambientais aconteça.


Já sabe o que é DDS, mas ainda tem dúvidas sobre como implementar a Segurança do Trabalho em sua empresa? Quer entender como cumprir todas as Normas Regulamentadoras e Leis Trabalhistas, clique aqui e baixe gratuitamente nosso Guia de Segurança no Trabalho!




119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

eSocial