Buscar

A Segurança do Trabalho

Para a maior parte dos gestores e donos de empresa, segurança do trabalho é um tema vinculado apenas a uma série de burocracias. A função deste artigo é te mostrar o grande erro que significa pensar assim.


Essa questão não apenas se relaciona à saúde ocupacional, frequência e rendimento dos seus colaboradores. Ela também afeta outras questões estratégicas fundamentais para uma empresa crescer.


Leia este artigo e entenda melhor essa relação. Nele, vamos te mostrar como a segurança do trabalho afeta o presente e o futuro do seu empreendimento:


A segurança do trabalho é um processo repetível


Algumas pessoas encaram a repetição do trabalho de forma negativa. Para essas pessoas, é como se ela representasse o uso de uma força de trabalho não intelectualizada e a subutilização dos seus colaboradores.


Na verdade, o maior benefício dos processos repetíveis é justamente o contrário: automatizar certas funções, de modo que elas sejam executadas sem pensar. O resultado é que a inteligência dos funcionários pode ser poupada e desviada para outras funções que a requerem mais prontamente.


No fim do dia, eles estarão mentalmente descansados e mais satisfeitos. Além, claro, de terem executado os processos potencialmente perigosos de forma automatizada, eliminando todo o risco do trabalho.


Coloque as normas de segurança na ordem do dia e todos vão começar agora mesmo a introjetá-las.


Ela ajuda na escalabilidade


Escalabilidade é a capacidade de aumentar os lucros de uma empresa ou setor sem aumentar os custos junto. Se você consegue manter um padrão de produtividade com essa premissa, pode escalar facilmente a sua produção.


A aplicação de normas básicas de segurança do trabalho, por exemplo, pode aumentar a produtividade. E esses 3 fatores — saúde laboral, produtividade e escalabilidade — estarão sempre relacionados, em qualquer empresa.


Consultoria em segurança do trabalho


Escritórios, restaurantes, lanchonetes, construção civil, fábricas alimentícias. E ainda motéis, hospitais, indústrias, hotéis e comércio em geral são só algumas áreas que dependem de adequação às normas de segurança do trabalho para crescer.


Em segmentos de mercado como esses, crescer significa, na maior parte das vezes, montar uma filial ou expandir o espaço de funcionamento de alguma forma.


E isso demanda o treinamento de novos colaboradores, o que normalmente é feito por uma empresa de RH terceirizada e a adequação do espaço.


Agora, pense bem: se você tem uma empresa que presta consultoria em Recursos Humanos, porque não poderia fazer o mesmo com a segurança do trabalho? Já imaginou como isso pode te livrar de multas e poupar suas noites de sono?


Previsão de receita e custos


O sonho de qualquer empresa ou empreendedor é saber exatamente quanto vai gastar e quanto vai ganhar ao longo do ano. A previsibilidade de receita e a previsibilidade de custos, na verdade, andam de mãos dadas.


Calcular os suas despesas e transformá-los em algo recorrente é muito mais saudável para o seu negócio do que levar sustos de última hora. Considere incluir a segurança do trabalho entre as suas despesas recorrentes e veja como isso influencia positivamente os seus cálculos, a produtividade e a saúde dos seus colaboradores!


Aproveite também para curtir a nossa página no Facebook. Lá, você vai ficar sabendo toda vez que um conteúdo interessante como este aqui aparecer.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

eSocial